Fundos Imobiliários: saiba o que são e como investir

fundos-imobiliarios

Aos iniciantes no ramo dos investimentos, inúmeros termos desconhecidos são encontrados, e dentre eles, fundos imobiliários são dos que mais ganham destaque nas pesquisas!

Por ser um dos investimentos mais rentáveis, diversas dúvidas e lacunas o envolvem; e nesse artigo iremos detalhar para você o passo a passo do que se trata esse fundo e como começar agora mesmo a investir.

O que são fundos imobiliários?

Antes de tudo, os fundos imobiliários não se trata de renda fixa! Ao contrário, é equivalente a uma ação, entretanto, o investidor irá comprar pequenos lotes/cotas de um imóvel em questão.

Em razão de diversos fatores, irá ocorrer uma valorização do imóvel, consequentemente, também de suas contas – e desse modo, aquele que investiu X, no fim das contas, irá receber X + a valorização.

Isto é, caso ocorra de fato uma valorização, como todo investimento, há os seus riscos, e pode sim ocorrer perda de capital – mas basicamente, é desse modo que funciona.

Cada cota irá representar uma parte do imóvel, e quanto mais cotas o investidor tiver, maior será o seu retorno final – é possível obter essas cotas através de empresas de investimentos, como por exemplo, a XP Invest.

Como funciona esse tipo de investimento?

Consiste em um modelo semelhante a renda variável, na qual o investimento pode ou não valorizar, mediante as ações de mercado. Desse modo, quanto mais pessoas quiserem comprar o imóvel, maior serão os valores das cotas.

Fazendo com que haja uma valorização do produto, e então, o respectivo lucro de seus investidores. Muitos investidores usam a técnica de curto prazo, e se em determinado tempo as cotas não valorizarem, já vendem logo.

Desse modo, quando há mais vendas do que compras das cotas em questão, ocorre uma desvalorização das mesmas, e desse modo, um investimento negativo por parte da pessoa.

Quais são os fundos com maiores dividendos?

É algo difícil de se destacar, visto que embora alguns fundos consigam proporcionar uma distribuição entre os seus cotistas ‘dividendos’ não há uma garantia real que a mesma irá ser mantida.

Visando que pode ou não ocorrer uma perda de pessoas no imóvel, atrasos de pagamentos e muito mais! Por esse motivo, o tipo de renda é considerada variável.

Curiosidade bancária: Você sabia que a conta digital Bitz paga por cadastro? Conta digital do Bradesco.

Embora seja uma excelente oportunidade de investimento e muitas pessoas já vivam apenas de fundos imobiliários, é necessário saber de fato aonde estar entrando.

Quais são as vantagens de investir em fundos imobiliários?

Como citado acima, muitas pessoas vivem de fundos imobiliários, e a grande vantagem é que não é necessário comprar todo o imóvel para ter um pouco da renda/lucro obtido através do mesmo.

No geral, uma das principais vantagens é que com apenas R$ 100 é possível começar a investir em fundos imobiliários – na qual nem todos estão disponíveis na bolsa; sendo necessário o contrato diretamente com os outros investidores.

Além da possibilidade de renda passiva, mediante um acerto em algum imóvel – e desse modo, em alguns anos é possível obter até mesmo uma renda de alto padrão apenas investindo em imóveis à venda/alugados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *